Hoje ganhei 3 lustres bico de jaca de uma amiga querida. Sabe, aqueles lustrezinhos de vidro da casa da vó?

Em homenagem ao meu lindo presente, resolvi fazer um post iluminado. Ando vendo por ai muitas idéias práticas, baratas e recicladas (por assim dizer) para luminárias utilizando objetos nada nada óbvios e sim, muito criativos.

Por exemplo, essas feitas de tupperware. Tem coisa mais vintage que esses potes de plástico coloridos? Na hora eu lembrei da jarra de suco marrom/laranja da minha vó.

Bootsngus [via curbly]

bootsngus [via curbly] 

O difícil é achar tupperwares assim hj em dia!! Mas fica a dica!

Outra idéia que eu achei apaixonante e to vendo pipocar por ai são essas de xícara. É muito fofo e o mais legal é misturar xícaras de todos os jeitos, tamanhos, modelos e cores…

domestic constrution [via daily poetics]

Essas de feitas de latas, eu adorei! Decepcionei um pouco, qdo eu vi que são latas gigantes que eles pintam como se fosse uma latinha Campbell. Juro que acreditei que existiam latões gigantes de sopa, hahahaha. Mas [claro] o importante é que as latas são reutilizadas e a idéia foi muito bem aplicada!

fuse interiors [via vadevintage]

Outra muito legal é essa feita de canudinhos de refri. Deve dar um trabalhinho, cortar cada canudinho e tal, mas achei o efeito bem bacana e -cá entre nós- eu demorei pra sacar do que era feita.

aunt peaches

E por último, minha luminária de origami. Depois de fazer várias bolinhas dessas de papel – os tais kusudamas- resolvi fazer uma em tamanho maior e colocar uma lâmpada dentro. O efeito ficou muito legal, tem regiões que ficam mais escurinhas por causa das dobras, outras ficam mais claras e os vazados deixam passar bastante luz.

Nesse caso ai, fiz de papel sulfite mesmo, mas já testei com papel pergaminho e fica ótimo. É tranquilo de dobrar e é mais indicado para luminárias, né? Bem mais resistente!

E ai, fica a pergunta, pra que gastar com luminária nova??